Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Brinquedo artesanal

  Aqui também tem cantinho de leitura viu? rsrs
         

        O  Brinquedo Artesanal na vida da criança
De vez em quando, vocês também irão ver no meu blog mensagens e artigos, pois é uma maneira que acredito poder proporcionar e compartilhar paz e alegria. Na verdade, quero contagiar as pessoas que me rodeiam compartilhando além do artesanato também meus aprendizados.
Através das relações interpessoais, que considero de vital importância, descobri o encanto de fazer bonecas. Fui percebendo como as pessoas constroem suas histórias de vida e como essa troca nos faz vibrar. Percebi que assim como o ser é composto de diversidades, os brinquedos de tecidos também são.
Sei que os brinquedos artesanais são simples e singelos, é justamente aí que estão os seus encantos, pois se assemelham a uma criança em sua simplicidade.
Na construção de um brinquedo a criança é levada à elaboração de sua própria criatividade enquanto manipula o material, pensando nas combinações que lhe agrada, como é o caso do artesão ou artesã.
Penso que a criança quando oportunizada a experimentar essa construção pode se tornar um adulto criativo, confiante, capaz de desafiar o novo e solucionar problemas. Sem exageros, mas  a verdade  é que  na infância,  se sustenta a base para toda uma vida.
Segundo Tizuko Kishimoto (2000), pedagoga, com doutorado e pós-doutorado em educação, que tem vários livros publicados sobre assuntos relacionados a jogos, brincadeiras e educação infantil, “a criança procura o brinquedo como uma necessidade, e não como uma distração. É pelo brinquedo que a criança se revela. As suas inclinações boas ou más, a sua vocação, as suas habilidades, o seu caráter, tudo que ela traz no seu eu em formação, torna-se visível pelos brinquedos que ela executa”.
Talvez seja por isso que as crianças procurem brinquedos simples, pois inconscientemente elas precisam construir sua visão de mundo, seu “Eu”, através das fantasias, do que vivenciam, possibilitando  aos adultos educa-los a partir desta interação.
É realmente interessante ver novidades como: bonecas industrializadas que riem, andam, falam, beijam. Depois que a curiosidade chega, a criança precisa quebrar para ver como funciona. É natural, e muita gente não compreende isso.
O brinquedo artesanal permite à criança a função de brincar em sua plena essência, que é a de sonhar!
Fico feliz quando pessoas do meu convívio valorizam os brinquedos artesanais e é por tudo isto que estou aqui, porque amo quando termino um trabalho, me sinto realizada!
Hoje, as pessoas dão mais valor ao material que ao espiritual. Somos pensamentos, valores, respeito, caráter, e não aparência. Que o tempo  nos rouba a  juventude que é linda todos nós  sabemos, por isso devemos ficar mais belos por dentro, não negligenciando é claro a saúde física. Já diz o velho ditado: “Corpo são, mente sã”.
                           Lícia Carvalho

Queridos, 
Gostaria de compartilhar com vocês este artigo do amigo Conrado Matos, que muito me ajudou nesta caminhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário